Hospital de Trauma de Campina Grande inicia novo ciclo do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos

Data: 15/03/2023 Publicado em: Folha do Sertão - PB

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que integra a Rede Hospitalar do Governo da Paraíba, recebeu, nessa terça-feira (14), a visita técnica da equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para a implantação II Ciclo do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP) com foco nos processos do pronto atendimento.

O projeto é desenvolvido pelo Hospital Osvaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

O Trauma-CG participa do II Ciclo do programa, que ocorre durante todo o ano de 2023, e tem como objetivo a melhoria dos processos internos do pronto atendimento, fortalecendo assim a assistência em saúde, com foco na segurança do paciente.

Inicialmente, a equipe do Hospital Oswaldo Cruz, responsável por toda a aplicabilidade do Projeto RHP, esteve com a direção, equipe de referência do PA, coordenação das áreas foco, Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Núcleo Interno de Regulação (NIR), Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), representantes da Farmácia, Engenharia Clínica e Coordenador do Laboratório. Em seguida, ocorreu o encontro com a equipe e reconhecimento do Pronto Atendimento, validação da ferramenta FAHosp e alinhamento da equipe do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos. Entre os outros serviços que foram visitados estão o centro cirúrgico e a farmácia.

O segundo ciclo do projeto tem como foco as melhorias no setor de Urgência e Emergência, protocolo de Sepse e de medidas de mitigação da deterioração clínica.

“O aperfeiçoamento dos nossos colaboradores é o pilar no processo de melhoria da assistência com qualidade e segurança dos nossos usuários. A participação do hospital nesse projeto proporciona a possibilidade de enaltecer nossos profissionais, o que reflete no cuidado dos pacientes ainda mais qualificado e humanizado” afirmou o diretor-geral do Trauma-CG, Sebastião Viana.

Para a gestora de Segurança do Paciente, Talita Falcão, este projeto vem para fortalecer e beneficiar todos os processos que envolvem a segurança dos pacientes que procuram o Hospital de Trauma-CG, em especial aqueles que necessitam do atendimento de Urgência e Emergência.

De acordo com a coordenadora do projeto, Carolinne Abrahão, a expectativa é aperfeiçoar as melhores práticas, considerando o desempenho do Trauma-CG no ciclo I com 18 meses no processo de melhorias no fluxo do paciente cirúrgico com destaque ao trabalho em equipe, comprometimento e adesão às atividades propostas no período anterior.

Sobre o Projeto – O Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) é uma ação de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS, com foco na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, consequentemente contribui para a padronização de rotina e a redução de riscos aos pacientes, aos familiares e trabalhadores da saúde.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store