Hipertensão Arterial

Hipertensão Arterial

Hipertensão Arterial faz parte da sua vida? Previna-se.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e em casos mais graves, pode causar a paralisação dos rins. É caracterizada por pressão contínua acima de 140/90 mmHg.

Segundo estudos, 1 a cada 4 homens, e 1 a cada 5 mulheres terá hipertensão arterial. A única forma de prevenir o desenvolvimento da doença é fazendo a prevenção através de exames e consultas com um especialista.

Não faça parte da estatística, previna-se!

Agende suas consultas e exames

Fatores de Risco

A hipertensão arterial pode ser causada pela combinação de uma série de fatores. Para alguns deles não existe controle, como a hereditariedade e a idade (homens acima dos 55 anos e mulheres acima dos 65 anos).

Outros fatores, como sedentarismo, tabagismo, excesso de peso, consumo de álcool e estresse podem ser controlados com mudanças de hábitos.

Hereditariedade
Hereditariedade
 
Idade
Idade
 
Sedentarismo
Sedentarismo
 
Tabagismo
Tabagismo
 
Consumo de Álcool
Consumo de Álcool
 
Excesso de peso
Excesso de peso

 

Sintomas

Os sintomas de hipertensão arterial são raros e se apresentam muitas vezes de forma silenciosa, além de serem comuns aos de várias outas doenças.

Conheça os principais sintomas de hipertensão arterial e fique atento a estes sinais.

Dor de cabeça
Dor de cabeça

 

A dor de cabeça é comum à diversas outras doenças, mas a presença constante dela pode ser um indicativo de que a pressão arterial está elevada.

Outro fator de risco é se a dor vier acompanhada de incômodo na nuca e alterações na visão.


Dor no peito

Dor no peito

A hipertensão arterial pode causar infarto, que por sua vez tem como sintoma a dor no peito. Se vier acompanhada de suor frio e tontura, existe a chance de ser causada por pressão alta. Se sentir dor nessa região, preste atenção em fatores como intensidade, duração e se ela melhora com analgésicos ou movimentação.


Tontura

Tontura

A falta de oxigenação no cérebro que pode ocorrer em picos hipertensivos causa tonturas e perda de equilíbrio, além de sensação de confusão mental.


Zumbido no ouvido

Zumbido no ouvido

Em uma crise de pressão alta, pode haver bloqueio da circulação do sangue no ouvido interno. Isso pode causar uma espécie de zumbido no ouvido.


Dificuldade para respirar

Dificuldade para respirar

No quadro de hipertensão arterial, é exigido um esforço maior do coração, o que pode provocar a sensação de falta de ar e cansaço.



Outros sintomas podem indicar hipertensão arterial, como náuseas, palpitações, alteração na visão e sangramento nasal. Se apresentar estes sintomas com frequência, procure aferir sua pressão e consulte um médico especialista.

Agende suas consultas e exames

Prevenção e Tratamento

Para prevenir e tratar a hipertensão arterial, é necessário realizar a mudança de alguns hábitos, como a alimentação, com a redução da ingestão de alimentos ultra processados e ricos em sal, e o aumento da ingestão de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Também é importante reduzir o consumo de álcool e evitar o fumo.

A prática de atividades físicas também é muito importante, mas elas devem ser feitas mediante orientação médica e análise da condição física do paciente.

Prática de atividades físicas
Prática de atividades físicas
 
Melhora de hábitos alimentares
Melhora de hábitos alimentares
 
Reduzir consumo de álcool e cigarro
Reduzir consumo de álcool e cigarro

 
Controlar o estresse
Controlar o estresse

 

Consultas de rotina e exames também são um fator preventivo para o diagnóstico precoce, principalmente se o paciente estiver dentro do grupo de risco para desenvolvimento da doença.

Caso já tenha tido o diagnóstico, é necessário fazer acompanhamento com o cardiologista para controle da pressão arterial.

Agende suas consultas e exames


Saiba mais sobre Hipertensão Arterial