Voltar

Linfoma não Hodgkin

Navegue em: Oncologia

O que é?

O linfoma não Hodgkin é um tipo de câncer do sistema linfático que surge quando os linfócitos, células de defesa do nosso corpo, sofrem mutações e começam a se dividir de forma descontrolada. Geralmente acomete os linfonodos (gânglios), mas pode atingir órgãos que ficam fora do sistema linfático, como a medula óssea, estomago, intestino, pele, entre outros.

Compreende um grupo complexo de mais de 50 tipos distintos da doença. Eles são agrupados de acordo com o tipo de célula afetada – linfócitos B, linfócitos T ou linfócitos NK (células natural killer). A grande maioria dos pacientes apresenta linfoma de células B.

O linfoma não Hodgkin também pode ser classificado quanto ao comportamento clínico, em indolente ou agressivo. Os linfomas indolentes costumam apresentar crescimento lento e progressivo, podendo se desenvolver ao longo dos anos, geralmente sem maior comprometimento do estado geral. Muitas vezes é possível um período de acompanhamento da evolução da doença, sem necessidade de tratamento na ocasião do diagnóstico. O principal representante desse grupo é o Linfoma folicular.

Já os linfomas de comportamento agressivo geralmente apresentam tumoração de crescimento rápido e podem dobrar de tamanho em semanas, frequentemente associado a comprometimento do estado geral, indicando necessidade de tratamento imediato. Os principais representantes desse grupo são: Linfoma difuso de grandes células B, Linfoma linfoblástico e Linfoma de Burkitt.

Sintomas

Os sintomas mais comuns incluem:

  • Aumento indolor de linfonodos superficiais do pescoço, axilas e virilha;
  • Febre;
  • Cansaço;
  • Suor noturno;
  • Perda de peso sem motivo aparente.

Outros sintomas podem estar presentes de acordo com a localização da doença e sua velocidade de crescimento. Quando o linfoma atinge o tórax, pode haver tosse, falta de ar e dor no peito; se acomete o abdome, podem surgir sintomas de desconforto e distensão abdominal; casos de linfoma primário do sistema nervoso central ou a própria infiltração por doença avançada, podem apresentar quadro de confusão mental, dor de cabeça ou perda de força.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da biópsia de alguma lesão suspeita ou de um linfonodo aumentado, que posteriormente é enviado para exame patológico. Um médico patologista especializado é capaz de confirmar o diagnóstico e definir o subtipo de linfoma.

Exames de sangue, exames de imagem e a biópsia da medula óssea complementam a avaliação, permitindo adequada definição da extensão da doença e de fatores prognósticos.

Tratamento

O tratamento é individualizado e varia muito de acordo com o subtipo do linfoma. Quando indicado, ele é baseado em quimioterapia, podendo estar associada a imunoterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. O intuito é o de destruir as células tumorais ou impedir o seu crescimento/multiplicação levando à remissão completa (ausência de qualquer sinal ou sintoma da doença). A terapia celular com CAR-T cell é uma nova opção de tratamento para os casos de doença refratária, ainda em fase de estudos, mas que já apontam resultados promissores.

Saiba diferenciar os linfomas de Hodgkins e os não Hodgkins

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store