Educação

Unidade de Educação em Saúde está se consolidando cada vez mais com seu programa de Educação Continuada, que abrange a realização de cursos de atualização, de extensão, reuniões científicas, simpósios e outros eventos científicos.

O principal objetivo desta área é contribuir para a qualificação da assistência à saúde por meio da divulgação de conhecimento, da promoção da educação do corpo clínico, colaboradores, dos profissionais da saúde e da comunidade externa.


Educação Continuada

OUTUBRO 2017

Para maiores informações, clique aqui.


Estágios

O Instituto de Educação e Ciências em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz mantém o Programa de Estágio Curricular que visa estimular o desenvolvimento de jovens de nível técnico e universitário, ou profissionais para experiência prática, apoiando-os em sua qualificação e diferenciação no mercado de trabalho da saúde. O IECS possui acordos de cooperação com renomadas instituições, entre elas:

  • Centro Universitário São Camilo – Graduação em Biomedicina
  • UNIFESP – Graduação em Farmácia
  • USP – Licenciatura em Enfermagem
  • Universidade Anhembi Morumbi – Graduação em Nutrição
  • Universidade Estadual de Londrina – Residência em Serviços de Enfermagem

O Estágio Curricular, por meio de parcerias com instituições de ensino, pode contemplar as seguintes modalidades:

Estágio de Curso Técnico de Nível Médio:
oferecido a estudantes que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio da rede pública ou privada de ensino, encaminhados para realizar as atividades práticas complementares para sua formação profissional.
Estagiário de Curso de Graduação:
oferecido a estudantes que estejam cursando a partir do 3º ano, vinculados à rede pública ou particular de ensino superior, e que irão participar das atividades práticas no hospital, inerentes ao curso, complementando a formação.
Estágio de Curso Pós-graduação:
oferecido a estudantes de cursos lato sensu (especialização), como oportunidade de vivenciar prática, no contexto técnico, social e cultural, dentro de uma área específica.

Estas modalidades serão aprovadas desde que a instituição de ensino apresente a certificação de responsabilidade técnica (CRT) e a proposta pedagógica seja atendida pela possibilidade de aplicação prática no HAOC.

A avaliação da solicitação de campo de estágio é realizada a partir da análise de correspondência das atividades de cada área do HAOC ao Projeto Pedagógico da Instituição de Ensino, e/ou da ementa da disciplina a ser concedido o campo.

Mais informações: contato@fecs.org.br.


Residência Médica

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do seu Instituto de Educação e Ciências em Saúde, deu início em 2013 aos Programas de Residência Médica em Medicina Intensiva e Anestesiologia, disponibilizando duas vagas para cada um. O programa é destinado a médicos ou portadores de diploma revalidado por universidade pública brasileira (para médicos estrangeiros). Nossa residência fornece bolsa-auxílio e segue as normas do CNRM.

Para o ano de 2018, as Residências Médicas oferecidas são as que seguem:

  • Residência Médica em Anestesiologia – 02 vagas
  • Residência Médica em Medicina Intensiva – 02 vagas
  • Residência Médica em Medicina de Emergência – 02 vagas
  • Residência Médica em Cancerologia Clínica – 01 vaga
  • Residência Médica em Endoscopia – 02 vagas

Aguarde Edital com as informações referentes aos Programas de Residência Médica 2018.

Qualquer dúvida, por favor entrar em contato: residenciamedica@haoc.com.br​ ou ligue: (11) 3549-0654.


EAD

A Educação a Distância contempla uma abordagem pedagógica diferenciada e estrutura tecnológica inovadora. Os cursos são desenvolvidos e ofertados na plataforma Moodle, com inúmeros recursos interativos e gráficos que promovem a aprendizagem do aluno.

A abordagem está afinada com a concepção educacional de cada curso, contemplando interação entre os alunos e mediação do tutor.

Para o desenvolvimento dos conteúdos, conta com profissionais especializados, com profundos conhecimentos e muita experiência na área da saúde. Os cursos ofertados podem ser totalmente à distância ou bimodal, isto é, combinam a distância e o presencial.

Núcleo de Tecnologia de Informação e Comunicação

O Núcleo de Tecnologia tem o intuito de aprovisionar recursos audiovisuais e multimídia utilizados em aulas e eventos científicos. Além de instalar equipamentos e realizar manutenções, essa área também é responsável pela aplicação de um conjunto de técnicas na produção e veiculação de teleconferências, vídeos, informatização de arquivos e tudo que esteja ligado à comunicação por meio de sons e imagens.