Compliance e Integridade

Programa de Compliance e Integridade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz consolida o conjunto de medidas e ações institucionais para o desenvolvimento de suas operações e atividades de forma ética e legal.

Permite a utilização de vários instrumentos de gestão e controle, que em conjunto e de forma sistêmica, visam a prevenção, detecção e remediação de possíveis desvios, fraudes, irregularidades, condutas antiéticas e atos ilícitos, incluindo Corrupção.

Todas as áreas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de acordo com suas especialidades, devem garantir o adequado funcionamento e aprimoramento das práticas implementadas pelo Programa de Integridade e Compliance.

Carta do Diretor-presidente

Programa de Compliance e Integridade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Compromisso com a Integridade e a Transparência

Verdade. Esse é o valor que norteia as relações do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Acreditamos que a confiança é nosso meio e a credibilidade nosso fim. Somos íntegros com nós mesmos e com o mundo à nossa volta. E a perspectiva de transformação contínua nos motiva a fazer sempre melhor e a sermos cada vez mais transparentes com os diferentes públicos com os quais nos relacionamos.

Desse modo, o relacionamento entre médicos, colaboradores, pacientes, governos, fornecedores e sociedade não poderia ser diferente. Nossas relações são pautadas pelo respeito e por diretrizes claras de boa fé e conduta, buscando proteger a reputação da marca e evitar quaisquer desvios éticos na condução das atividades da Instituição.

Com o intuito de manter nossa Instituição no rumo certo, consolidando a nossa governança corporativa, além de promover o desenvolvimento de uma cultura ética, desenvolvemos o Programa de Compliance e Integridade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Composto pelos cinco pilares: comprometimento da Alta Administração, prevenção, detecção, resposta e monitoramento, o Programa de Compliance e Integridade Hospital Alemão Oswaldo Cruz é realizado de forma transversal. Nele estão concentradas todas as ações voltadas à promoção da ética, bem como os instrumentos de gestão e controle para garantir uma visão sistêmica e preventiva de irregularidades e condutas não condizentes com a missão, visão e valores do Oswaldo Cruz.

Entre esses mecanismos estão o Manual de Conduta Ética, as normas e procedimentos, o Canal Confidencial e a realização de ações de comunicação e treinamento, como exemplo a Semana de Ética e o Programa “Multiplicadores da Integridade”.

Os multiplicadores têm a missão de apoiar a consolidação da cultura de Integridade, permanecendo como ponto de contato para divulgar informações e esclarecer dúvidas sobre o Manual de Conduta Ética, Canal Confidencial, entre outros temas.

O Hospital é um organismo vivo. Cada um precisa exercer seu papel, mas, sobretudo, ter iniciativa, se enxergar no outro e trabalhar em conjunto. Por isso, mais do que estabelecer diretrizes, temos atuado com firmeza junto as equipes para que todos desempenhem o seu melhor e atuem de forma integra e com profissionalismo, colocando em prática o jeito Oswaldo Cruz de Cuidar, que é reconhecido como um dos melhores da América Latina.

Afinal, mesmo diante das mudanças que nossa sociedade está vivenciando e dos desafios impostos pelo mercado, não podemos nos esquecer da nossa essência e dos valores que nos trouxeram até aqui. Seguimos crescendo, aprimorando tecnologias com foco na sustentabilidade do sistema e na promoção de uma medicina baseada em evidências e renovando, todos os dias, o nosso compromisso de nutrir relações com transparência e confiança para cuidar de vidas com segurança, humanidade e respeito.

Dr. José Marcelo de Oliveira
Diretor-presidente

Manual de Conduta Ética

O Manual de Conduta Ética é a principal diretriz para o cumprimento dos princípios e valores praticados pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e contribui para que todos tenham um ambiente de trabalho respeitoso, justo, seguro, produtivo e inclusivo.

O compromisso com a conduta e o relacionamento ético entre as pessoas, se aplicam não apenas aos colaboradores, mas também aos membros da Alta Administração, aos terceiros, médicos do corpo clínico, entre outros profissionais que atuam ou de alguma forma representem o Hospital, bem como aos demais públicos com os quais se relaciona no dia a dia.

A prática de condutas e comportamentos de referência do Hospital Alemão Oswaldo Cruz são responsáveis pela credibilidade conquistada e fortalecem os valores da instituição. Para conhecer o seu conteúdo na íntegra, baixe aqui o Manual.

CLIQUE AQUI

Canal Confidencial

Este é um canal exclusivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para comunicação segura e, se desejada, anônima, de condutas que violem o Manual de Conduta Ética e as boas práticas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz ou a legislação vigente.

Se preferir, seu relato pode ser feito também pelo 0800-721-0758 de segunda a sexta-feira das 09h às 18h.

Para acessar o canal:

CLIQUE AQUI

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store