Infraestrutura

Infraestrutura para pesquisa clínica

O Centro Internacional de Pesquisa (CIP) conta com sete estações de trabalho (salas) equipadas com computadores e internet. As equipes, inseridas nessas salas, têm acesso a programas estatísticos e às bases de dados primárias, como a EMBASE e a Cochrane Library. Para além dessas fontes de dados, o CIP conta com uma biblioteca, a qual dispõe de grande acervo na área biomédica, incluindo publicações relacionadas à epidemiologia, estatística, anatomia, fisiologia e demais temas da área da saúde.

O CIP dispõe de duas salas de reunião e estações remotas para reuniões curtas na sacada adjacente a cada estação de trabalho.

Para a realização da pesquisa clínica, o setor conta com uma recepção com sala de espera, três consultórios para atendimento dos participantes, sala de preparo e sala de coleta de material biológico e infusão de medicamentos, sala para armazenamento de kits de laboratoriais e caixas de embarque, além de uma farmácia climatizada para estoque de medicamentos de pesquisa com 2 geladeiras para medicamentos refrigerados e com controle de temperatura central e automatizado no ambiente da farmácia e em ambas as geladeiras. O acesso à farmácia de pesquisa é restrito e controlado por biometria.

A equipe de pesquisa clínica é composta por profissionais da área da saúde com vasta experiência e treinamento em Boas Práticas Clínicas, garantindo a integridade do participante de pesquisa, através do cumprimento de todos os Termos das Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa envolvendo Seres Humanos – Resolução 466/12, 251/97, 292/99 e 346/05 e complementares do Conselho Nacional de Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Para além disso, para os grandes eventos em pesquisa e em ATS temos à disposição um auditório equipado com equipamento audiovisual de ponta e com capacidade para mais de 200 pessoas.

Formação de Coalizão

O Centro Internacional de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz integra o grupo de Coalizão envolvendo Instituições de destaque no cenário nacional.

Projeto Linhas de Cuidado junto a Prefeitura de Porto Alegre

O Centro Internacional de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz formalizou parceria junto à Prefeitura de Porto Alegre para a elaboração de 16 protocolos clínico-assistenciais para condições de saúde de extrema relevância e vulnerabilidade em nosso contexto de saúde. São doenças com alto impacto social e financeiro, e cujos eventos graves (internação e morte principalmente) oneram os serviços de saúde de maneira definitiva.

Laboratório de Estudos Experimentais

O Centro Internacional de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugurou em Março de 2020 em parceria com o Dr. Eduardo Finger mais um espaço de excelência para construção de conhecimento científico em prol da saúde no Brasil e no mundo, cujo foco é o desenvolvimento de pesquisa básica abrangendo diversas especialidades médicas. Uma oportunidade para mais uma integração no desenvolvimento de projetos.

Unidade de Avaliação de Tecnologias em Saúde – UATS

A Unidade de Avaliação de Tecnologias em Saúde (UATS) do HAOC atua no desenvolvimento de produtos técnicos e capacitação em ATS. A UATS foi criada em 2010 e, desde então, vem atuando na interface entre educação, inovação e pesquisa clínica. A UATS produz material técnico em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e, também, é responsável pelo auxílio na tomada de decisão acerca de novas tecnologias no âmbito do HAOC.

A unidade é composta por equipe multidisciplinar, com farmacêuticos, fisioterapeutas, médica e enfermeira, todos com extensa experiência na área de ATS.

A parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde se dá por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Durante essa parceria foram produzidos mais de 100 estudos em ATS; mais de 20 cursos/oficinas presenciais; foram formadas 5 turmas no MBA em ATS e Economia da Saúde; mais de 20 orientações de TCC; 60 PCDT produzidos desde o triênio 2015-2017; mais de trinta publicações entre livros, capítulos e artigos; e mais de 10.000 alunos capacitados.

Além da demanda relativa à parceria com o MS, a UATS já avaliou e auxiliou a tomada de decisão acerca tecnologias a serem incorporadas internamente, no próprio Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Entre as tecnologias avaliadas temos testes diagnósticos, cirurgia robótica, medicamentos de alto custo, medicamentos off-label, equipamentos, produtos em saúde e dispositivos médicos.