Centro Especializado em Tratamento Pós-Covid

O Centro Especializado em Tratamento Pós-Covid é um novo serviço para tratar de forma multidisciplinar pacientes acometidos pela Covid-19. Sabemos que mesmo depois do período agudo da doença, alguns sintomas podem permanecer, prejudicando muito a qualidade de vida. Por isso, nosso objetivo é entender as queixas das pessoas que estão recuperadas da infecção, ou em processo de, e apoiar com o melhor tratamento, independente do estado da gravidade da doença. E para isso, o Centro conta com uma equipe médica e multidisciplinar composta por infectologistas, pneumologistas, cardiologistas, neurologistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros, em um único lugar.

Vários estudos já mostraram que a infecção causada pela Covid-19 pode acarretar em uma doença sistêmica, ou seja, que causa danos inflamatórios em diversas regiões do organismo. De acordo com estudos americanos, até 40% das pessoas recuperadas da Covid-19 apresentam sequelas.

Além dos pulmões, que estão entre os orgãos mais atingidos pelo vírus, pacientes já relatam dores de cabeça, dores no peito, fadiga crônica e falhas na memória por períodos curtos e até de 12 semanas após o organismo ter combatido a infecção.

Para o Dr. Filipe Piastrelli, infectologista e coordenador do Centro, além dos estudos que mostram a importância de um espaço dedicado a este público, o avanço da Pandemia e o número de pacientes que voltam a procurar o Hospital foram pontos fundamentais para o desenvolvimento do Centro:

Sequelas pós-covid merecem atenção. Algumas podem ser menos perceptíveis, mas apresentar evolução se não cuidadas a tempo. O novo serviço vem para atender os pacientes que já passaram pela Instituição, mas também para acolher aqueles pacientes que procuram por um time especializado, com atendimento personalizado e de forma integral

Dr. Filipe explica também que mesmo os pacientes que tiveram sintomas leves da doença, precisam realizar um check-up e tirar dúvidas com os especialistas. O tratamento após a alta envolve reabilitação, dietas adequadas, prática de exercícios físicos e o tratamento sintomático das queixas.

Os pacientes externos, ou seja, que ainda não tiveram contato com a equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, passarão por um processo de triagem com um infectologista e, depois de avaliados, serão direcionados para o especialista mais indicado de acordo com o quadro de cada um. Já para os pacientes internados na Instituição, não sera necessária a triagem inicial com o infectologista, sendo direcionados diretamente para o especialista adequado, se avaliada a necessidade.

Ligue ou agende seu exame:

Centro de Especialidades
(11) 3549-1621 ou (11) 3549-0601

Para realizar seu pré-agendamento clique aqui.

Centro Especializado em Tratamento Pós-Covid
Unidade Paulista, Torre B, 6º andar