Prof. Dr. Sergio Roll e ONG Hernia Help realizam missão humanitária para cirurgias de hérnias inguinais, na Bahia

O Prof. Dr. Sergio Roll, coordenador do Núcleo de Hérnias do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, conduziu missão humanitária para operação de 30 pacientes com hérnia inguinal no Hospital Santo Antônio, instituição filantrópica da ONG Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, na Bahia. A iniciativa, realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, é da ONG internacional Hernia Help e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

A primeira missão pós-período pandêmico no Brasil também contou com a presença do médico norte-americano David Chen e dos doutores Pedro Henrique de Freitas do Amaral e João Paulo Venâncio de Carvalho, ambos do Núcleo Especializado em Hérnia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Além dos procedimentos cirúrgicos, a equipe treinou e habilitou seis profissionais do hospital público para realização de cirurgias de correção de hérnia inguinal com uma técnica que permite que o paciente receba anestesia local com sedação para que sinta menos dor. Além disso, possibilita a alta no mesmo dia do procedimento, acelerando o retorno para o convívio familiar, o que ajuda na recuperação.

Como secretário da ONG Hernia Help, o Dr. Roll coordena os esforços da organização no âmbito brasileiro. A entidade é responsável por apoiar e operar pacientes em vulnerabilidade social em diversos países, somando 3.775 cirurgias, além da capacitação de 372 profissionais em sete países. “O objetivo é orientar, desenvolver e apoiar cirurgiões gerais locais que servirão como treinadores, auxiliando hospitais e autoridades de saúde pública na criação de equipes mais bem preparadas para o reparo de hérnias nas comunidades”, afirma o cirurgião.