1ª Copa brasileira de vídeos endoscópicos

1ª Copa brasileira de vídeos endoscópicos

A primeira Copa do Brasil de vídeos endoscópicos contou com dois vencedores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Os trabalhos de excelência foram um CPRE pela técnica rendez-vous com acesso transvesicular (2º lugar) e um tratamento de fístula colocutânea complexa, tratada inicialmente com vácuo (3º lugar).

Organizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), dentro da XVIII Semana do Aparelho Digestivo, a copa contou com 17 trabalhos de todo país, feitos por residentes em centros de treinamento em endoscopia como é o caso do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Esse tipo de competição já é bastante conhecido em outros países.

O que mereceu o segundo lugar é um exame de parte do sistema digestivo cuja técnica é combinada com a radiologia e que acessou a vesícula biliar pela pele, uma alternativa à esse tipo de procedimento. Já o terceiro lugar foi dado para um tratamento de fístula com utilização do vácuo na linha de frente, e não como terapia coadjuvante, conforme tendência nessa área.

Data: 17/12/2019
Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz